terça-feira, 23 de janeiro de 2018



O mel



O mel normalmente encontra-se em estado líquido na natureza, é pegajoso e tem um grande teor de açúcar. Porém, o seu teor nutricional é muito superior ao do açúcar convencional e não produz efeitos tão perigosos como o seu primo.
Só para que tenhamos um real significado da importância deste alimento, sabe-se hoje que as abelhas rainhas vivem mais tempo que as outras abelhas, uma vez que só se alimentam de geleia real durante a vida inteira (vivem até aos cinco anos) enquanto as outras abelhas só o consomem por pouco tempo (o seu prazo de vida é de quarenta e cinco dias).


Voltando ao tema do mel, ele é um alimento que protege o organismo das bactérias invasoras, impedindo que corpos estranhos se instalem no organismo e também defende o organismo de outros tipos de doenças.


Apresenta vários constituintes entre os quais, o cálcio, o fósforo, ferro, magnésio entre outros. O potássio que está em boa quantidade presente no mel, ajuda a regular a pressão arterial.
O ferro e o cobre protegem o corpo através de uma função anti-microbiana.
Outros constituintes do mel, participam no retardamento do envelhecimento e também ajudam em doenças como a Alzheimer, em doenças cardiovasculares, etc.
O cálcio vai ajudar na saúde dos ossos e o ferro ajuda na prevenção de anemias, só para falar em alguns constituintes.



Benefícios no uso do mel:


·         benéfico no combate a dores de garganta;
·         benéfico para auxiliar em problemas do sistema respiratório;
·         benéfico no normal funcionamento do intestino;
·         tem um grande poder anti-oxidante;
·         ajuda no relaxamento do corpo e nos distúrbios do sono.






                                Fig.1 - Mel



Sem comentários:

Enviar um comentário