segunda-feira, 8 de janeiro de 2018




Helioterapia – regras para a sua utilização



No verão, as horas mais aconselhadas para a exposição aos raios solares são entre as 9:00 e as 12:00 e depois no horário entre as 17:00 e as 20:00. No período de inverno, as horas sugeridas são entre as 10:00 e as 13:00, num local bem protegido.
Quando estiver a tomar banhos de sol, deverá proteger a sua cabeça com um chapéu ou colocar-se por baixo de um chapéu de sol. Usar igualmente óculos de sol. Nunca deverá expor-se aos raios solares inteiramente despido.
Aos poucos para habituar o seu corpo aos raios solares, comece por 10 a 15 minutos de frente e o mesmo tempo de costas e à medida que o tempo for passando, poderá aumentar a sua exposição aos raios solares entre 5 a 10 minutos, à frente e nas costas até chegar a um período de 30 minutos de banho solar na frente e 30 minutos nas costas.
Deve praticar esta exposição entre uma a duas semanas até sentir que a sua pele está a reagir bem aos tratamentos solares (a pele deve ganhar uma boa pigmentação) e poderá ir aumentando aos poucos a duração dos banhos de sol até 40 minutos de frente e de costas até um máximo de 60 minutos para ambos os lados. De 15 em 15 minutos, trocar a exposição corporal aos raios solares.
Se tomar banhos de sol parciais, estes devem cumprir as mesmas regras.
Em casa, deverá passar o seu corpo por água (duche) para se refrescar ou usar um pano húmido passando pelos locais que foram expostos ao sol.
Depois de terminar a sua exposição solar, poderá tomar um banho na praia, secando-se bem depois.
Quando se decide tomar banhos solares dentro de uma casa, deverá abrir-se completamente a janela, uma vez que os vidros não deixam os raios solares (radiação ultravioleta) serem absorvidos pelo corpo.
Não tomar banhos solares nas horas de maior calor, uma vez que o coração e o sistema nervoso podem ficar afectados por essa exposição. Quando estiver a fazer digestão, também deverá evitar a exposição solar.
As mulheres devem evitar a exposição solar quando estão no período da menstruação.
Frio, calor em excesso, palpitações, tonturas, dores de cabeça ou qualquer outros sintomas de desconforto, são um alerta para que se interrompam os banhos solares e de imediato deve-se consultar um médico.
Pessoas que sofram de coração, tensão arterial alta (hipertensão), pessoas que se sintam fracas/debilitadas e que sofram de pulmões, não podem arriscar por sua iniciativa tomar banhos de sol sem primeiro se aconselharem com o seu médico.
Quem padeça de varizes não deverá expor as suas pernas aos raios solares. Pode, por outro lado, caminhar junto à beira-mar.



                 Fig.1 - Helioterapia


Sem comentários:

Enviar um comentário