domingo, 10 de junho de 2018

Chi



Chi é o fluxo de energia que está presente em todos os seres vivos e que preenche o Universo, que conecta todas as coisas/pessoas por mais distantes que se encontrem. É também a energia/força que permite a existência de vida tal como a conhecemos. Chi é a energia que qualquer ser vivo põe em prática e ela permite o movimento/fluidez da vida e está presente nos alimentos que comemos, no ar que respiramos, na água que bebemos, no sol que alegra os nossos dias. O estado de saúde que cada um apresenta está de alguma forma interligado com um maior ou menor equilíbrio/abundância que dessa mesma energia brota para o meio que nos rodeia.

De acordo com os ensinamentos e as tradições do oriente (China), Chi é a energia que entra nos nossos pulmões no primeiro momento de respiração e essa energia vai sendo passada de geração em geração, de pais para filhos e assim por diante e essa mesma energia vai-se robustecendo por meio dos alimentos que ingerimos e do ar que entra no nosso organismo.
Quando o Chi abandona o corpo, as funções vitais são interrompidas e a vida cessa.

Quando existe fluidez e boa circulação dessa energia, ou seja, equilíbrio, apresentamos boa saúde, por outro lado, as doenças e todos os desequilíbrios/bloqueios surgem da falta de harmonia que pode afectar tanto a componente mental como a condição física.

É possível aumentarmos o Chi presente no nosso organismo por meio de técnicas de meditação, técnicas respiratórias e exercícios físicos.

Bons pensamentos e bons sentimentos conduzem a uma boa circulação dessa energia. Pensamentos negativos e má conduta /sentimentos auto-destrutivos projectam desequilíbrios de Chi e esse fluxo fica estagnado/interrompido.
Actualmente, a medicina ocidental moderna já encara de forma diferente estes conceitos orientais e consideram que muitas doenças recebem directa e indirectamente influências do estado anímico do paciente.





Fig.1 – Um Chi equilibrado é o resultado da harmonia entre mente e coração/sentimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário