segunda-feira, 19 de março de 2018




A simbologia da Primavera


Existem muitas situações no nosso dia-a-dia que nos influência tanto a nível interior como a nível exterior. A alternância entre as estações do ano e as fases lunares são factores que determinam o nosso ânimo, a nossa forma de estar no mundo, a nossa forma de reagirmos connosco e com os outros.
As quatro estações são indicadores de mudança dentro de nós. A mudança feita no nosso interior irá com o passar do tempo reflectir-se no ambiente que nos rodeia (o exterior é o reflexo do nosso estado actual interno).
A Primavera simboliza o recomeçar de um novo ciclo, o romper com um ciclo de letargia que era a estação anterior, o Inverno.
A Primavera transporta consigo o “nascimento”.
Quando a Primavera se manifesta, a vegetação ganha uma nova vida (energia que estava adormecida ganha um novo alento). Vendo a Primavera de uma diferente forma, pode-se dizer que ela carrega consigo o crescimento e a meta/objectivo de alcançar a prosperidade. Deve-se aproveitar este ciclo do ano para nos debruçarmos a explorar e a compreender melhor de que forma a comunicação e a riqueza de conhecimentos/ experiências nos vai fazendo progredir na nossa jornada interna de descoberta.
No campo do Xamanismo, celebra-se a imagem/força da “Mãe Terra”, respeitando os seres que defendem e agem para proteger a natureza e as sementes são glorificadas (novas sementes são lançadas a este mundo com o objectivo de prosperarem e trazerem bênçãos a todos).



                 Fig.1 – A energia que brota na Primavera


Sem comentários:

Enviar um comentário