sexta-feira, 20 de abril de 2018



Corrida : o desporto e a saúde


Para se iniciar na corrida, apenas é necessário ter roupas folgadas para que esteja confortável para a prática desportiva e uns ténis desportivos que lhe permitam sentir-se confortável. Para prevenir futuras lesões, eles devem ser maleáveis (nem muito duros nem muito moles) e com um peso moderado (leves).

Antes de começar qualquer prática desportiva, comece por aquecer os músculos do corpo com simples exercícios de aquecimento. Assim dessa forma, os músculos acabam por aquecer, prevenindo o aparecimento de lesões.

Para além de ser acessível a todas as bolsas, vai permitir gastar calorias acumuladas e também desfrutar da natureza/ambiente envolvente.

A prática de exercício físico tem muitas vantagens.

A saber:

1.   Favorece o sono: segundo alguns estudos americanos, ao praticar corrida, irá notar que dormirá mais descansado(a).

2.   Torna o coração mais resistente: quando se pratica exercício físico, monitoriza-se as quantidades de gorduras ou lípidos que se encontram no organismo, defendendo-o de igual forma contra possíveis enfermidades que podem atacar o coração, tornando o coração mais resistente ao esforço/desgaste.
         O atleta/praticante de exercício físico desenvolve             aos poucos uma maior capacidade de incorporar             oxigénio nos seus pulmões (a pessoa irá respirar             melhor uma vez que a caixa torácica irá aumentar           de volume, conduzindo a uma maior oxigenação).                                                                                              
                                                

3.   Contribui para um equilíbrio no humor: ao correr, irá provocar o aumento de um neurotransmissor chamado dopamina. Quando se exercita o corpo, sentimos prazer, sensações agradáveis inundam o nosso corpo.
O exercício físico também vai contribuir para uma maior clareza mental/ raciocínio mais rápido, uma vez que a produção de serotonina vai ser aumentada. A serotonina está relacionada com momentos agradáveis, bem-estar.
Ao correr, irá diminuir drasticamente os níveis de stress que se acumulam diariamente nas actividades quotidianas.

4.   Torna os músculos mais definidos: a flacidez irá reduzir e os músculos vão ficar mais desenvolvidos, mais definidos.
Certas regiões do corpo que têm depósitos de gordura mais acentuados vão beneficiar com o esforço físico, ficando o corpo com uma aparência mais bonita.

5.  1.   Os ossos ganham mais resistência: ao correr e ao exercitar o corpo contra o solo, tudo isso vai contribuir para que os ossos fiquem mais saudáveis e robustos. Não se deve descurar a utilização de calçado adequado à prática desportiva. A corrida deve ser sempre um momento de prazer e nunca uma actividade que provoca dor/sofrimento.

6.   Protege o organismo contra enfermidades: a corrida vai contribuir para o não aparecimento da diabetes, uma vez que os vasos sanguíneos vão estar saudáveis, sem qualquer tipo de obstrução, facilitando dessa forma o movimento normal da glicose pelo corpo. A glicose é uma das principais fontes de energia que utilizamos nas actividades do dia-a-dia.




Sem comentários:

Enviar um comentário