terça-feira, 30 de janeiro de 2018



Chá de canela


A canela que nós conhecemos, é uma árvore que é originária de ambientes tropicais, como é o caso de Ceilão (actualmente conhecido como Sri Lanka), Índia e Indonésia.
                                              
Houve tempos em que existia um comércio em que várias pessoas fizeram autênticas fortunas, sendo a especiaria mais procurada na Europa, valendo mais que o próprio ouro.


O chá de canela tem várias propriedades entre as quais se destacam:

Facilita o normal funcionamento do aparelho digestivo: a canela vai actuar sobre o movimento da digestão, evitando que surjam casos de indigestão, dores e sensações de inchaço no estômago (sensação de estômago muito cheio), evita o aparecimento de gases e com isto, o estômago vai trabalhar normalmente.            O intestino também é beneficiado com o consumo de canela, tratando situações relacionadas com o intestino irritável (gases, flatulências e diarreia), uma vez que combate os agentes estranhos (bactérias) que são as causadoras de infecções e desconforto;


Apresenta antioxidantes na sua composição: de todas as ervas e temperos que se utilizam na culinária, a canela é a que apresenta uma maior percentagem de antioxidantes na sua composição. Os antioxidantes são os combatentes que travam batalhas contra os radicais livres, actuando sobre o envelhecimento precoce e as doenças crónicas. 
Desta forma, percebe-se que os antioxidantes são moléculas com grande acção sobre o organismo, porque têm um papel de defender as células que estão de boa saúde dos malefícios que os radicais livres podem provocar nelas. Os antioxidantes actuam em todos os locais do organismo, indo da pele e passando por todos os órgãos internos;

Combate o excesso de peso: a canela vai fazer com que o metabolismo trabalhe mais rápido, permitindo que a gordura que existe no corpo seja transformada.
A canela é também útil para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, evitando que a insulina necessite de ingerir hidratos de carbono e se transformem em gordura.
O chá de canela provoca um bem-estar a quem o tome, diminuindo a vontade de ingerir alimentos que contêm açúcar na sua composição, assim como alimentos à base se farinha branca (por exemplo, o pão). Ao tomar o chá de canela, a pessoa não irá exagerar na quantidade de comida que vai ingerir, sentindo-se satisfeita;


 Melhora os níveis de concentração: o cérebro vai beneficiar com o consumo de chá de canela, a memorização, os níveis de atenção e concentração, as respostas motoras aos estímulos também vão sofrer melhorias;


 Diminui o nível de colesterol e reduz problemas de coração: ajuda a controlar os níveis de triglicéridos e colesterol prejudicial ao organismo.
A glândula tiróide (actua na fertilidade, na parte locomotora, no crescimento, etc…), vai sentir melhorias no seu desempenho.
Por outro lado, a pressão arterial vai normalizar e também é muito benéfico o consumo de chá de canela em casos relacionados com problemas de coração (artéria coronária);


 Favorece a circulação do sangue: sendo um anticoagulante natural (é um agente que previne o aparecimento de trombos sanguíneos), a canela vai diminuir problemas cardíacos e o fluxo de sangue (circulação sanguínea) vai processar-se de maneira normal.
É de grande utilidade o seu consumo, em casos de artrite;

Actua sobre as inflamações: ao consumir chá de canela, a pessoa  estará a precaver-se no futuro contra as acções das inflamações. As inflamações crónicas poderão no futuro produzir efeitos nocivos no organismo, como são os casos de diabetes, problemas cardíacos, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, etc…
Desta forma, compreende-se bem a utilidade e a eficácia do consumo de canela;





Diariamente, o máximo de canela que se deve consumir é uma colher de chá cheia (equivale a 6 gramas em pó desta especiaria).


As grávidas deverão evitar o consumo de chá, uma vez que este em quantidades que ultrapassem as gramas diárias, podem provocar movimentos ao nível do útero.







Sem comentários:

Enviar um comentário