terça-feira, 13 de fevereiro de 2018



Comemoração de Losar (Ano Novo Tibetano)


Segundo a crença dos budistas tibetanos, tudo na vida, tanto as boas como as más acções, têm neste período, um maior impacto para quem os pratica e estes dias são dedicados a inúmeras deslocações a templos e a uma maior actividade relacionada com rituais sagrados com a finalidade de existir uma maior conexão com o divino. Nestes dias, voltam-se a reformular os pedidos e objectivos que cada um quer atingir no próximo ano.
Losar é uma época destinada á reflexão (caminho que foi seguido e o que se quer para o futuro), gratidão (dádivas e todos os aspectos positivos que marcaram o ano anterior) e celebração (dar as boas vindas ao novo ano).
Em 2018, as comemorações de Losar começam a 16 de Fevereiro e acabam a 18 de Fevereiro. Com o fim deste evento, acabam também as festas relacionadas com o Ano Novo Tibetano (Losar). O ano que começa daí em diante é o de 2145, o Ano do Cão, segundo a tradição tibetana.
O Ano Novo Tibetano que assim se inicia, rege-se pelas fases da lua (calendário lunar), período que simultaneamente sofre as energias do início de uma nova estação, neste caso, a Primavera, em que tudo à nossa volta acorda de uma longa letargia e desperta para uma nova vida.
Os crentes nesta filosofia milenar, aproveitam este período para darem um novo rumo/impulso à sua vida, afastando-se de todas as distracções mundanas durante alguns dias e reformulam o que querem de novo nas suas vidas (período em que as pessoas se afastam de todos os problemas/ conflitos/emoções), apaziguando desta forma o espírito.
Nas comemorações de Losar, as ofertas são de vários tipos: incensos, luzes, flores e até mesmo dádivas em dinheiro. Estas ofertas simbolizam sentimentos isentos de egos, como é o caso da paz, amizade, solidariedade, piedade, misericórdia entre todos.








Sem comentários:

Enviar um comentário