quarta-feira, 30 de maio de 2018



Caduceu de Mercúrio














O símbolo do Caduceu de Mercúrio é facilmente identificado/associado à medicina. Também conhecido como Bastão de Mercúrio, é um objecto que acompanha o mensageiro dos deuses (Hermes), estando relacionado com o imaginário greco-romano. 

























Existem três canais principais, que também são chamados de nadis, e o canal central (Sushumna), encontra-se rodeado por outros dois canais, um é solar (Pingalá) e o outro é lunar (Idá).
No interior da espinal medula, vamos encontrar um canal chamado Sushumna.
Na mulher, o canal Pingalá vai estar à esquerda e o canal Idá vai estar à direita.
O canal Idá está relacionado com a fossa nasal esquerda e Pingalá com a fossa nasal direita.
Os dois canais laterais, o direito é masculino (Yang) e o esquerdo é feminino (Yin), estão em estreita relação com o canal central.

Através de todos os esforços que a pessoa pratique/faça, a energia vai subindo e concentrando-se de forma mais harmoniosa nos canais laterais, acabando por não existir uma grande oscilação entre os aspectos polares da vida (desejos, sentidos físicos com maior predisposição para as fantasias da vida, …) e aos poucos, o aluno começa a concentrar-se/focar-se mais seriamente nos aspectos da sua vida interior, uma vez que vai existir cada vez mais uma percepção maior da consciência dos aspectos da vida que vão estar mais identificados através do canal central.

Aos poucos, vai crescendo no aluno de estudos, noções abstractas sobre vários assuntos, sendo de difícil entendimento para a mente sensual do dia-a-dia.


O canal Sushumna vai ser a porta de entrada da consciência nos degraus superiores de conhecimento.
Quando se transmuta o esperma em energia, consegue-se fazer acordar o Fogo Sagrado e ele vai subir da espinal medula até ao cérebro.
Apenas desta forma se pode alcançar outras faculdades e poderes ocultos.

Esses dois canais entrelaçando-se entre si e subindo por um canal central, é o que os estudos gnósticos (Gnose) chama de Caduceu de Mercúrio.


Sem comentários:

Enviar um comentário