sábado, 26 de maio de 2018




A maçã



“Uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”, é uma máxima que já tem muitos anos, mas se lhe fizerem a pergunta: O que tem de tão especial a maçã?, será que sabe?


A seguir, enumeram-se 10 propriedades que existem na maçã:

        A maçã tem boas propriedades para pessoas que sofrem com problemas relacionados com o sistema respiratório (o seu consumo permite pulmões mais protegidos e uma melhoria na respiração). É aconselhável o consumo de cinco ou mais maçãs diariamente (atenua problemas respiratórios. Pessoas que sofram de asma sentem realmente grandes melhorias). Óptima para a saúde das cordas vocais e da garganta.

        Combate o excesso de açúcar no sangue (a maçã apresenta na sua constituição uma fibra que age na corrente sanguínea. Essa fibra chama-se pectina e vai equilibrar os níveis de glicémia presentes no organismo. A dose diária recomendada são duas peças desta fruta (a pectina presente no organismo vai assim desta forma cumprir as suas funções).


        A pectina vai contribuir para o controle do colesterol ruim, uma vez que ao consumir maçãs, as paredes intestinais vão estar mais protegidas, apresentam uma camada protectora, não absorvendo tanto colesterol e outras espécies de gorduras, caso não fossem ingeridas essas fibras.

        O consumo de maçã vai contribuir para regular as funções do organismo, actua sobre o crescimento, previne problemas ligados ao cabelo (queda), protege a pele (as vitaminas B1, B2, B3 são muito importantes para estas funções).

        Ao consumir maçãs, elas vão dar indicações ao organismo que ele se encontra saciado (muito útil o seu consumo para todas as pessoas que queiram iniciar uma alimentação para perda de peso). Quando se consome a casca da maçã, estas vão levar mais tempo a serem ingeridas, uma vez que apresenta fibras insolúveis que não sofrem processos químicos. Quem gosta de comer doces e chocolates poderá trocá-los pelo consumo de maçãs (a pessoa sente-se saciada e já não necessita de socorrer-se de alimentos com grandes doses de açúcar).

        Tanto a pera, como neste caso particular, a maçã, contribuem para fazer baixar os riscos de contrair doenças cardíacas (AVC – acidente vascular cerebral). Uma maçã consumida diariamente vai contribuir para que se sinta bem e protegido/a contra este tipo de complicações (alguns estudos confirmam a diminuição na ordem dos 40% de problemas de AVC).

        O consumo de maçã, vai proteger o sistema nervoso (previne complicações, graças à existência de vitaminas do complexo B). Combate os sintomas neurodegenerativos, como é o caso da doença de Parkinson e Alzheimer.

        Auxilia em problemas da boca (cáries dentárias), uma vez que o sumo desta fruta (maçã), vai destruir grande quantidade de bactérias/germes causadores deste problema. As crianças deveriam ser incentivadas a consumirem maçãs, uma vez que os dentes e as gengivas ficariam mais protegidos (combate a acção destruidora que os doces têm ao nível do aparelho bocal).

        Previnem o envelhecimento precoce bem como garantem a protecção do organismo contra maleitas ao nível do aparelho cardiovascular.
Evitam o surgimento de problemas relacionados com o cólon, a próstata e sistema mamário.

        A maçã vai auxiliar no bom funcionamento do intestino, assim como de todas as pessoas que sofram com complicações relacionadas com úlceras, gastrite e azia.
Pessoas que tenham problemas com as gengivas (sangramento excessivo) e complicações na cicatrização de feridas, podem experienciar melhorias que o consumo de maçã pode trazer às suas vidas.





                       Fig.1 - Maçã



Sem comentários:

Enviar um comentário