quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018



Bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio é um pó barato e é um remédio muito eficaz que se deve ter em casa.
O bicarbonato de sódio é de origem mineral. Sendo ele uma substância alcalina (com ph alto), é muitas vezes usado para bloquear a acção de substâncias ácidas.
No mundo da química, é o ph que vai indicar o grau de acidez das substâncias. As bases (também conhecidas por substâncias alcalinas), apresentam valores entre os 9 e 14 (considerado ph mais alto). Por sua vez, as substâncias consideradas ácidas, oscilam entre 1 e 5 valores (ph mais baixo). As substâncias que se encontram no meio dessa faixa de valores chamam-se substâncias neutras.
Sempre que nos deparamos com um meio que apresenta muita acidez, pode-se equilibrar o meio através da aplicação de substâncias alcalinas.
Quando nos deparamos com um meio que apresenta valores altos de alcalinidade, pode-se equilibrar o meio através da aplicação de substâncias ácidas.

Existem muitas vantagens na utilização do bicarbonato de sódio no dia-a-dia.
Alguns exemplos:

·       Na lavagem de legumes e frutas: juntando-se bicarbonato de sódio à água, é garantia de que os legumes e as frutas ficam bem limpos para poderem depois ser utilizados.

·       Em casos de queimaduras e picadas de insectos: deve-se misturar bicarbonato de sódio à água, para aliviar picadas provocadas por insectos, em casos de feridas e em alguns casos onde se verifique que a pele sofreu irritações. Em casos de queimaduras provocadas por prolongada exposição ao sol, é muito útil para ajudar a minimizar esses efeitos.

·       Em casos de dores de garganta: aquece-se água e colocando a mesma num copo, junta-se uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Deve-se mexer até que tudo fique bem dissolvido. Pode-se fazer gargarejos 3 vezes ao dia. A dor de garganta passa em pouco tempo.

·        Jovem por mais tempo: ao se juntar ao banho entre 50 a 100 gramas de bicarbonato de sódio, a pele apresenta um aspecto de rejuvenescimento.

·        Pode ser utilizado como elixir bucal: eficaz contra o mau hálito, reforça a protecção dos dentes contra cáries. Deve-se juntar a um copo de água uma colher de chá de bicarbonato de sódio e fazer gargarejos por alguns minutos.

·        Pode substituir a tradicional pasta de dentes: se quiser ficar com dentes brancos, passe a escovar os seus dentes com bicarbonato de sódio. Só se deve usar o bicarbonato de sódio quando o esmalte dentário não apresenta problemas. Caso contrário, pode provocar graves danos aos dentes e agredir o esmalte dentário.

·        Problemas com mau cheiro nos pés e excessiva transpiração: quando se coloca bicarbonato de sódio nos sapatos, o mau cheiro tem os dias contados.
Pode usar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, no final da lavagem das meias. O mau cheiro é anulado.

·        Pés inchados: encha um recipiente com água morna e junte 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

·        Legumes que perderam a cor verde: quando os legumes já não apresentam coloração esverdeada, pode-se juntar aos mesmos, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e levar ao fogão. Depois de cozinhados, eles estarão novamente com uma coloração verde.

·        Pode ser o seu desodorizante diário: os desodorizantes comercializados em supermercados, apresentam substâncias nocivas para a saúde. Pode-se usar 50 ml de água aquecida e a esta água junta-se 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e deixar dissolver essa mistura. A essa mistura pode-se juntar óleos essenciais ao seu gosto. O que interessa, é que utilize o mais natural possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário